• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

outubro 9, 2026

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027

outubro 9, 2026

Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º

outubro 9, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz
  • Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027
  • Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º
  • Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI
  • Estudantes fazem ato no Rio de Janeiro em defesa de voto em Lula
  • STF retira crédito presumido do ICMS da base de cálculo do PIS/Cofins
  • Espetáculo “Da Missa ao Corpo” leva memória e improvisação ao palco do TCS
  • MCMV: Sehab divulga quarta lista de compatíveis para os Residenciais Montenegro I e II
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.302
Economia

Abono salarial, CadÚnico, seguro-desemprego: veja o que muda com o salário mínimo de R$ 1.302

uesleiiclone8By uesleiiclone8janeiro 13, 2023Nenhum comentário6 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
abono-salarial,-cadunico,-seguro-desemprego:-veja-o-que-muda-com-o-salario-minimo-de-r$-1.302
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Valor representa R$ 90 a mais que o salário mínimo anterior e um aumento de 7,42% – uma alta real (acima da inflação) de 1,41%. Salário mínimo
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O novo valor do salário mínimo, que passou para R$ 1.302 neste mês, também aumenta o valor de benefícios e serviços que usam o piso nacional como referência.
O governo havia anunciado que o salário mínimo seria de R$ 1.320, mas o valor na proposta de orçamento para 2023 para custear o reajuste do piso prometido por Lula se mostrou insuficiente para elevar o valor para R$ 1.320. Assim, continua valendo o valor de R$ 1.302 proposto pelo governo anterior em dezembro do ano passado.
Haddad não garante salário-mínimo de R$ 1.320 em 2023 e diz que governo vai negociar com centrais sindicais
Lula diz que não consegue dar aumento do salário-mínimo porque tudo consideram ‘gasto’
Veja abaixo onde o aumento de R$ 90 – aumento nominal de 7,42% e alta acima da inflação de 1,41% – no salário mínimo terá reflexos.
Abono salarial PIS/Pasep
O abono salarial PIS/Pasep é pago aos trabalhadores do setor público e privado que recebem, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada.
Com o aumento do salário mínimo, o valor do abono salarial passa a variar de R$ 108,50 a R$ 1.302, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. Só receberá o valor máximo quem trabalhou os 12 meses de 2021.
Têm direito ao abono salarial cerca de 23,6 milhões de trabalhadores com valor total de R$ 24,4 bilhões. Os pagamentos começam no dia 15 de fevereiro. Os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro. O calendário de pagamentos de 2023 é referente ao ano-base de 2021.
Antes, a liberação dos recursos começava no segundo semestre e se estendia até o primeiro semestre do ano seguinte, mas a partir de 2022 passou a ser no início do ano – ao longo de 2021, no entanto, os pagamentos não ocorreram.
Benefícios do INSS
Os benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão reajustados a partir de 25 de janeiro.
Atualmente, são mais de 37 milhões de pessoas com direitos a benefícios do INSS no país.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, o benefício sobe para R$ 1.302 já neste mês – os depósitos serão feitos entre 25 de janeiro e 7 de fevereiro.
O chamado piso previdenciário, que é igual ao salário mínimo nacional, vale para aposentadorias (incluindo aeronautas), auxílio-doença e pensão por morte.
Os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão seus pagamentos creditados a partir de 1º de fevereiro. No caso desses beneficiários, no entanto, o reajuste acompanha o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve reajuste de 5,93%. Com o aumento, o teto dos benefícios do INSS passará de R$ 7.087,22 para R$ 7.507,49.
Teto do INSS sobe para R$ 7.507; veja como ficam os valores dos benefícios acima do salário mínimo
Contribuição ao INSS muda em fevereiro: saiba quanto você vai pagar
Veja abaixo o calendário de pagamentos:
Calendário INSS 2023
Divulgação
No auxílio-reclusão, benefício pago a dependentes de segurados de baixa renda recolhidos à prisão em regime fechado, o salário de contribuição terá como limite o valor de R$ 1.754,18.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é pago a idosos e pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza.
O benefício paga mensalmente um salário mínimo para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem não ter meios próprios de se sustentar nem auxílio da família. Assim, o valor do benefício passará para R$ 1.302 em janeiro.
Para ter direito ao BPC, é preciso que a renda per capita seja entre ¼ e meio salário mínimo. Com o reajuste, os valores passam para entre R$ 325,50 e R$ 651.
Já o benefício pago a seringueiros e aos dependentes, com base na Lei nº 7.986/89, passa a valer R$ 2.604. A cota do salário-família passa a ser de R$ 59,82 para o segurado com remuneração mensal não superior a R$ 1.754,18.
Seguro-desemprego
O valor do seguro-desemprego, recebido pelo trabalhador com carteira assinada demitido sem justa causa, depende da média salarial dos últimos três meses anteriores à demissão. No entanto, o valor da parcela não pode ser inferior ao salário mínimo vigente, que passará a ser de R$ 1.302.
Já o valor máximo das parcelas do seguro-desemprego passou a ser de R$ 2.230,97 para quem ganha a partir de R$ 3.280,93.
Valor do seguro-desemprego é corrigido; parcelas vão até R$ 2.230
Cadastro Único
O governo federal, os estados e os municípios utilizam o Cadastro Único (CadÚnico) para identificar potenciais beneficiários de programas sociais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, BPC e vale-gás.
Com a alta no salário mínimo, os valores que permitem a inscrição no CadÚnico também subirão e serão os seguintes:
renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 651);
renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.906);
renda maior que três salários mínimos (R$ 3.906), desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo.
Seguro-defeso
O seguro-defeso é um benefício de um salário mínimo pago para os pescadores que exercem atividade exclusiva e de forma artesanal. O valor é concedido nos períodos em que a pesca é proibida para permitir a reprodução da espécie. Com a alta do salário mínimo, o benefício passa para R$ 1.302.
Contribuição dos MEIs
As contribuições mensais dos microempreendedores individuais (MEIs) também serão reajustadas. A partir de fevereiro, o valor referente ao INSS do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) deverá ser de R$ 65,10, o que corresponde a 5% do salário mínimo.
O imposto mensal pago pelos MEI é atrelado ao salário mínimo, por isso, o reajuste ocorre todos os anos.
Os MEIs que exercem atividades ligadas ao comércio e indústria pagam R$ 1 a mais referente ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Já os ligados a Serviços pagam R$ 5 a mais, referentes ao ISS (Imposto sobre Serviços).
O reajuste vale apenas para os boletos que vencerão a partir de fevereiro. O valor a ser pago até janeiro continua sendo o de R$ 60,60.
Ações nos juizados
O reajuste do salário mínimo ainda afeta o teto permitido para se ajuizar uma ação sem precisar de advogado. No Juizado Especial Federal, por exemplo, pode entrar com ação, sem defensor, quem tem valor a receber de até 60 salários mínimos. Assim, o limite passa a ser de R$ 78.120.
No Juizado Especial Cível, o valor das ações também é calculado com base no salário mínimo. Quem quiser entrar com ação que envolva até R$ 26.040 (ou 20 salários mínimos), sem advogado, estará liberado.
Initial plugin text

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleCorinthians cede jogador a rival da Série A, mas estipula metas
Next Article Inflação de quase 100%: preços praticamente dobraram na Argentina em 2022
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI

outubro 8, 2026

ANP espera leiloar mais de 320 blocos de petróleo nesta quarta

outubro 7, 2026

Dólar cai a R$ 5, e bolsa sobe quase 8% após primeiro turno

outubro 6, 2026

Movimentação das bets cai R$ 652 milhões por dia após proibição

outubro 4, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Vírus respiratórios ainda estão em alta no país, alerta Fiocruz

By Patriciaoutubro 9, 20260

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agênc Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por vírus respiratório…

Uneb prorroga prazo de inscrição para vestibular de 2027

outubro 9, 2026

Real Time: 40% dos que se abstiveram no 1º turno não votarão no 2º

outubro 9, 2026

Faturamento da indústria cai 3,5% em agosto, informa CNI

outubro 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.