• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Presidente do Senado marca para segunda votação do fim da escala 6×1

outubro 3, 2026

Visita técnica prepara praias de Camaçari para nova temporada do Bandeira Azul

outubro 3, 2026

Novo espaço do Ceonc é entregue à população e amplia assistência oncológica em Camaçari

outubro 3, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Presidente do Senado marca para segunda votação do fim da escala 6×1
  • Visita técnica prepara praias de Camaçari para nova temporada do Bandeira Azul
  • Novo espaço do Ceonc é entregue à população e amplia assistência oncológica em Camaçari
  • Outubro Rosa: Bahia deve ter 4.480 novos diagnósticos de câncer de mama em 2026
  • Qualifica Mulher inicia curso de manicure e pedicure na Carreta da Beleza
  • Obra da nova Avenida Acajutiba avança com recapeamento asfáltico
  • Pix por aproximação deixa de ter teto de R$ 500 a partir desta quinta
  • Circuito de Feiras Criativas abre inscrições para empreendedores de Camaçari
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Mundo»Papa critica guerras e faz referência à Ucrânia na Missa do Galo
Mundo

Papa critica guerras e faz referência à Ucrânia na Missa do Galo

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 24, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
papa-critica-guerras-e-faz-referencia-a-ucrania-na-missa-do-galo
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Pontífice presidiu Missa do Galo neste sábado (24), a primeira com capacidade máxima da Basílica de São Pedro ocupada desde o início da pandemia. Papa Francisco beija uma estátua de menino Jesus durante a Missa do Galo, em 24 de dezembro de 2022.
Guglielmo Mangiapane/ Reuters
O papa Francisco criticou neste sábado (24) a “ganância e fome de poder” que faz com que homens e mulheres queiram “consumir até mesmo seus vizinhos”.
O discurso foi visto como uma referência à guerra da Ucrânia. Desde o início do conflito, o pontífice tem adotado uma postura crítica à invasão russa ao país vizinho em suas missas e discursos.
“Homens e mulheres em nosso mundo, em sua fome de riqueza e poder, consomem até mesmo seus vizinhos, seus irmãos e irmãs”, disse ele. “Quantas guerras já vimos! E em quantos lugares, ainda hoje, a dignidade e a liberdade humanas são tratadas com desprezo!”
Francisco, celebrando o 10º Natal de seu pontificado, presidiu uma solene missa de véspera de Natal na Basílica de São Pedro. A cerimônia foi a primeira com capacidade para cerca de 7 mil pessoas desde o início da pandemia.
Cerca de 4 mil outras pessoas participaram do lado de fora, na Praça de São Pedro, em uma noite relativamente quente.
Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante a Missa do Galo, presidida pelo papa Francisco, em 24 de dezembro de 2022.
Gregorio Borgia/ AP
Como tem acontecido nos últimos meses, um problema no joelho impediu Francisco de ficar de pé por longos períodos, delegando um cardeal para ser o principal promotor da cerimônia no altar da maior igreja da cristandade.
Sentado ao lado do altar durante a maior parte da missa, Francisco focou seu sermão em torno do tema da ganância e do consumo em vários níveis. Ele pediu às pessoas que olhem além do consumismo que “embalou” a festa de natal para redescobrirem seu significado e lembrarem aqueles que sofrem com a guerra e a pobreza.
Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, em fevereiro, Francisco se manifestou contra a guerra em quase todos os eventos públicos, pelo menos duas vezes por semana, denunciando o que chama de atrocidades e agressão não provocada.
No sermão deste sábado, porém, o pontífice não citou o nome da Ucrânia.
“Como sempre, as principais vítimas desta ganância humana são os fracos e os vulneráveis”, disse ele, denunciando “um mundo faminto por dinheiro, poder e prazer…”
“Penso sobretudo nas crianças devoradas pela guerra, pela pobreza e pela injustiça”, disse o papa, referindo-se também às “crianças nascituras, pobres e esquecidas”.
Traçando um paralelo entre Jesus nascido em uma manjedoura e a pobreza de hoje, o papa disse: “Na manjedoura da rejeição e do desconforto, Deus se faz presente. Ele vem porque ali vemos o problema de nossa humanidade: a indiferença produzida pela pressa gananciosa de possuir e consumir.”
No início deste mês, o papa pediu para as pessoas gastarem menos com as celebrações e presentes de Natal para enviarem a diferença aos ucranianos para ajudá-los a passar o inverno.
O papa completou 86 anos na semana passada. No domingo (25), Francisco deve fazer sua bênção e a tradicional mensagem “Urbi et Orbi” (para a cidade e para o mundo) bianuais do balcão central da Basílica de São Pedro para dezenas de milhares de pessoas.

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleEUA enfrentam onda de frio e neve; veja FOTOS
Next Article As chocantes imagens da violência em Paris após um protesto contra um ataque que deixou 3 mortos
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Trump cria “Força de IA” e nomeia “czar” para tecnologia nos EUA

setembro 20, 2026

‘EUA fazem guerra e lucram com a morte’: muro de embaixada é pichado em Brasília

agosto 16, 2026

EUA revogam visto da embaixadora do Brasil

agosto 5, 2026

Irã lança mísseis contra Israel após ataques em Beirute

junho 8, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Presidente do Senado marca para segunda votação do fim da escala 6×1

By Patriciaoutubro 3, 20260

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, marcou para a próxima…

Visita técnica prepara praias de Camaçari para nova temporada do Bandeira Azul

outubro 3, 2026

Novo espaço do Ceonc é entregue à população e amplia assistência oncológica em Camaçari

outubro 3, 2026

Outubro Rosa: Bahia deve ter 4.480 novos diagnósticos de câncer de mama em 2026

outubro 3, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.