• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil

março 27, 2026

Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo

março 27, 2026

Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic

março 27, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil
  • Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo
  • Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic
  • Prouni: prazo para entrar na lista de espera termina esta noite
  • Alunos de escola em Salvador são premiados no BRAMUN 2026
  • Ouro fecha em queda em meio aos desdobramentos do conflito no Oriente Médio
  • Lula diz que Estado deve garantir acesso a medicamentos
  • Centro Comercial de Camaçari passa por ‘faxinaço’ neste domingo e recebe diversos serviços de limpeza
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia

  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia

Home»Camaçari»Orquestra Caraípa lota Teatro Cidade do Saber em concerto de fim de ano
Camaçari

Orquestra Caraípa lota Teatro Cidade do Saber em concerto de fim de ano

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 22, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
orquestra-caraipa-lota-teatro-cidade-do-saber-em-concerto-de-fim-de-ano
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A plateia do Teatro Cidade do Saber (TCS) estava cheia de olhares atentos, emocionados e orgulhosos na noite desta quarta-feira (22/12), quando o concerto “Guarani – Uma odisseia brasileira” foi apresentado pela Orquestra Caraípa, formada pelo Conservatório de Música da Cidade do Saber. O espetáculo integrou a mostra de encerramento de 2022 dos cursos desenvolvidos nos equipamentos geridos pela Secretaria da Cultura (Secult), abordando o “Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 – A arte que cura e transforma”, tema anual da pasta.

Um dos espectadores foi o ator e cantor Ednei Porten, que foi prestigiar a Caraípa pela primeira vez. “Estou acompanhando a programação de encerramento, que fala sobre a arte moderna. Ter um repertório de músicas nacionais foi algo que me chamou a atenção”, afirmou.

Na apresentação, a sinfônica levou obras de compositores com influência na Semana de 1922. O conceito foi ainda baseado no romance de José de Alencar, intitulado “O Guarani”, o qual inspirou a composição musical de Antonio Carlos Gomes. Dentre as músicas que também integraram o programa, a orquestra tocou “Carinhoso”, de Pixinguinha, “Bachiana nº.05”, de Heitor Villa-Lobos, “Chega de Saudade”, de Vinicius de Moraes e Tom Jobim, e “As Rosas Não Falam”, de Cartola.

Para o maestro Saullo Guilhermo, foi uma alegria construir um repertório 100% nacional. “Agradeço à Secult por proporcionar este momento, colocando neste palco pérolas da música de Camaçari”, pontuou. Em gesto de agradecimento ao empenho da gestão, o maestro entregou um buquê de flores ao vice-prefeito, José Tude.

“Aqui representando o prefeito Elinaldo, parabenizo a todos os componentes desta orquestra, que deram um show. Desejo grande sucesso ao grupo e aproveito para, nesta noite, ainda desejar um feliz Natal e próspero ano novo a todas as famílias aqui presentes”, disse o vice-prefeito.

A secretária da Cultura, Márcia Tude, também fez questão de prestigiar o espetáculo. “Hoje é um dia muito especial. Este concerto é o resultado de um trabalho de um ano inteiro, dedicado a tratar sobre a Semana de Arte Moderna, quando escritores, artistas plásticos, dentre outros, promoveram um questionamento sobre o porquê de não valorizarmos o que o Brasil tem de melhor. Atualmente, temos aqui vários talentos que perpetuam a riqueza da nossa cultura”, destacou.
Os jovens músicos da Caraípa são ainda orientados pelos arte-educadores Junior Santana, Marcos Café, Nicodemos Figueiredo, Danilo Brito, Lídia Fidel, Indira Dourado, Francisco Filho e Tiago Silva.

O evento foi aberto com a apresentação da Filarmônica 28 de Setembro, no foyer.

Mostra de encerramento Secult

A série de espetáculos da mostra de encerramento da Secult tem colocado no palco, elencos formados por alunos e professores expondo o resultado da dedicação durante os cursos de artes e esportes desenvolvidos na Cidade do Saber e na Pracinhas da Cultura. Além do Conservatório, aconteceram apresentações de balé clássico; danças contemporânea, do ventre e de salão; teatro; ginástica rítmica; e zumba.

A mostra será finalizada nesta quinta-feira (22/12), quando o Núcleo de Música da Cidade do Saber apresenta no TCS, às 18h, o show “100 Anos da Arte Moderna”. Guiados pelos professores Nino Bessa, Salatiel Meireles, Mizael Nogueira, Lucas Edielson e Nilma Carvalho, os educandos executarão um repertório que tem como linha do tempo, obras de Heitor Villa-Lobos, passando por vários artistas mais atuais, como Roberto Carlos, Tim Maia e Milton Nascimento, que deram continuidade ao processo da Arte Moderna. A retirada de ingressos pode ser feita no foyer do TCS sempre uma hora antes do início de cada espetáculo.

Márcia Tude
Ednei Porten
Saullo Guilhermo
José Tude
Foto: Leandro Silva
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleSedap divulga funcionamento das feirinhas no fim de ano
Next Article Somando salário e pensão, Lula vai receber R$ 49,5 mil a partir de 2023
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Centro Comercial de Camaçari passa por ‘faxinaço’ neste domingo e recebe diversos serviços de limpeza

março 27, 2026

Entrega da Cesta de Páscoa 2026 começa neste fim de semana com distribuição na orla e zona rural

março 27, 2026

Obra de revitalização de Itacimirim entra na fase final

março 27, 2026

Dia D neste sábado marca abertura da campanha de vacinação contra gripe em Camaçari

março 26, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Brasil

Governo do Brasil reforça ações para acabar com o trabalho infantil

By Patriciamarço 27, 20260

Agência Gov | via MTE O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, recebeu, nesta…

Ancelotti diz que Brasil pode competir com melhores equipes do mundo

março 27, 2026

Conheça o novo índice da B3 que monitora desempenho do Tesouro Selic

março 27, 2026

Prouni: prazo para entrar na lista de espera termina esta noite

março 27, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.