
O líder conservador volta ao poder, liderando a coalizão mais à direita da história do Estado judeu. Benajmin Netanyahu em novembro de 2022
Ronen Zvulun/REUTERS
O ex-premiê israelense Benjamin Netanyahu notificou, nesta quarta-feira (21), o presidente de Israel, Isaac Herzog, que conseguiu formar um novo governo. Com isso, o líder conservador volta ao poder, liderando a coalizão mais à direita da história do Estado judeu.
“Eu informo a você que consegui estabelecer um governo”, diz um comunicado do gabinete de Netanyahu, citando sua conversa com o presidente Herzog, a poucos minutos de encerrar o prazo para formar uma coalizão.
O país teve eleições em novembro. O resultado na ocasião foi o seguinte:
O Likud (partido de Netanyahu) conquistou 32 assentos no parlamento;
Aliados ultraortodoxos aliados do Likud conquistaram 18 assentos;
A aliança Sionismo Religioso, 14.
O total de assentos é de 120.
Esses números deram a Netanyahu a possibilidade de formar um governo. Desde então, ele estava negociando os ministérios para conseguir fechar formalmente o apoio dos partidos da base —o anúncio de agora é uma sinalização de que ele foi bem-sucedido.
Coligação do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu conquistou a maioria dos assentos no parlamento israelense
Trending
- Alemanha vence e tira invencibilidade do Brasil na Liga das Nações
- SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
- Bahia avança na educação infantil, mas ainda enfrenta desafios históricos
- Fux mantém exclusividade do BRB para depósitos judiciais do TJ da Bahia
- IR terá maior lote de restituição da história; veja como consultar
- Com luzes e cores, espaços instagramáveis conquistam público no Camaforró 2026
- Governo do Estado autoriza pacote de investimentos superior a R$ 8,7 milhões para fortalecer a saúde de Cabaceiras do Paraguaçu
- Com 4 surfistas, Brasil segue na briga pela etapa de Saquarema
