• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa

maio 8, 2026

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa
  • STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB
  • EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas
  • Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos
  • Produção de veículos cresce 2,4% em abril, diz Anfavea
  • Sesau Itinerante leva assistência em saúde para população de Lagoa Seca
  • Nova distribuição de sementes beneficia mais de 100 agricultores de Barra do Pojuca
  • Camaçari fortalece agenda industrial e automotiva durante reunião na INDEX Bahia 2026
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Transição quer dividir Infraestrutura e criar pasta de portos e aeroportos; Lula pode ter 39 ministérios
Economia

Transição quer dividir Infraestrutura e criar pasta de portos e aeroportos; Lula pode ter 39 ministérios

uesleiiclone8By uesleiiclone8dezembro 17, 2022Nenhum comentário4 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
transicao-quer-dividir-infraestrutura-e-criar-pasta-de-portos-e-aeroportos;-lula-pode-ter-39-ministerios
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Presidente eleito não se incomoda com as críticas de que terá um gabinete inchado –Bolsonaro tem 23 ministérios. O argumento é que a criação de ministérios gera um impacto orçamentário muito pequeno se comparado ao benefício gerado pela melhoria das políticas públicas, à eficiência no uso dos recursos e à representatividade de pautas que ganhariam relevância com um ministério próprio. Lula em encontro com catadores em 15 de dezembro
TV Globo
A equipe do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda dividir o atual ministério da Infraestrutura em duas pastas: um ministério cuidaria de portos e aeroportos e o outro de rodovias e ferrovias. A proposta é analisada pela equipe de Lula, que ainda não decidiu se fará a divisão.
MINISTROS DE LULA: vejam os nomes já anunciados
Lula também vem discutindo com auxiliares e aliados o número de ministérios para o começo do terceiro mandato presidencial. O novo governo deve ter de 36 a 39 pastas, segundo informações de integrantes da transição que estão trabalhando na definição da estrutura.
O tamanho do futuro gabinete passa por confirmar a divisão do atual ministério da Infraestrutura, bem como dar ou não status de ministério à Secretaria de Comunicação (Secom) e à Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) – cujo nome mais cotado é o do ex-chanceler Celso Amorim.
Ministério dos Portos e Aeroportos
Ao longo das gestões petistas, a área de infraestrutura chegou a ser dividida em três pastas: Transportes, Portos e Aviação Civil. Voltar a separá-las pode facilitar o arranjo de partidos da base parlamentar no primeiro escalão do governo, diante da pressão que as siglas fazem por espaço no futuro governo em meio à votação da PEC da Transição.
O nome do ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) é citado para essa nova pasta dos portos e aeroportos. A base dele é na Baixada Santista, onde está o Porto de Santos, o maior do país. França também é cotado para o Ministério de Ciência e Tecnologia,
O ex-governador e o PSB desejam ocupar o Ministério das Cidades, de maior peso, e já fizeram esse pedido a Lula, mas o presidente indicou a aliados que a pasta deve ir para MDB, PSD ou União Brasil.
Dirigentes do PSB consideram que ter dois ministérios no futuro gabinete é um número suficiente – o partido já terá Flávio Dino no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O deputado José Priante (MDB-PA), aliado do governador do Pará, Helder Barbalho, também é citado como candidato ao comando de um ministério de portos e aeroportos.
Já o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) é cotado para assumir a pasta de transportes. Durante uma reunião com senadores do PSD no início do mês, Lula elogiou Silveira e deu sinais de que poderia chamá-lo para algum ministério.
PAC e Ministério da Gestão
A equipe de Lula também avalia colocar na Casa Civil a estrutura que cuidará do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que será recriado. O programa reunirá grandes obras de infraestrutura.
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o próximo titular da Fazenda, Fernando Haddad, já afirmaram que será criado o Ministério de Gestão para tratar de atribuições rotineiras, como recursos humanos e governo digital.
Recorde de ministérios
O governo de Jair Bolsonaro tem 23 ministérios. Muitas pastas foram rebaixadas ou deslocadas para outros ministérios –como o Ministério da Cultura. Críticos dessas mudanças afirmam que políticas públicas essenciais passaram a ser desvalorizadas no atual governo.
Se chegar a 39 ministérios, Lula vai igualar o recorde de pastas em um governo, ocorrido no primeiro mandato de Dilma Rousseff.
O presidente eleito não se incomoda com as críticas de que terá um gabinete inchado. O argumento dos petistas é que a criação de ministérios gera um impacto orçamentário muito pequeno se comparado ao benefício gerado pela melhoria das políticas públicas, à eficiência no uso dos recursos e à representatividade de pautas que ganhariam relevância com um ministério próprio.
Interlocutores do PT dizem ainda que é possível criar mais pastas sem aumentar cargos e gastos.
Lista de ministérios
Mantidos (17): Casa Civil; Itamaraty; Defesa; Justiça e Segurança Pública; Controladoria-Geral da União; Advocacia-Geral da União; Saúde; Educação; Turismo; Desenvolvimento Social; Ciência e Tecnologia; Meio Ambiente; Minas e Energia; Comunicações; Secretaria das Relações Institucionais (atual Secretaria de Governo); Gabinete de Segurança Institucional; e Secretaria-Geral da Presidência

Podem ganhar status de ministério – em estudo (2): Secretaria de Assuntos Estratégicos; e Secretaria de Comunicação

Desmembrados (15): Fazenda; Planejamento; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Gestão; Cidades; Desenvolvimento Regional; Trabalho; Previdência; Direitos Humanos; Mulher; Agricultura; Agricultura Familiar e Alimentação Saudável (antigo Desenvolvimento Agrário); Pesca; Infraestrutura/Transportes; Portos e Aeroportos (em estudo)

Inédito (1): Povos Originários

Devem ser recriados (4): Cultura; Igualdade Racial; Micro e Pequena Empresa; Esporte

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleAprenda a cultivar hortaliças no sistema hidropônico
Next Article Unicamp 2023: comissão divulga respostas esperadas nas provas de português e inglês, e comentários sobre propostas de redação
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Produção de veículos cresce 2,4% em abril, diz Anfavea

maio 8, 2026

Nova distribuição de sementes beneficia mais de 100 agricultores de Barra do Pojuca

maio 8, 2026

Alerta: 75% das frutas e vegetais contêm resíduos de agrotóxicos

maio 7, 2026

BNDES anuncia R$ 500 milhões para obras contra enchentes em BH

maio 6, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Camaçari

São João de Camaçari: Camaforró 2026 terá mais de 50 atrações em quatro dias de festa

By Patriciamaio 8, 20260

O clima junino já toma conta de Camaçari. A programação oficial do Camaforró 2026 foi…

STF suspende julgamento sobre uso de imóveis públicos para salvar BRB

maio 8, 2026

EUA aumentam pressão contra Cuba com novas sanções econômicas

maio 8, 2026

Bactéria encontrada em produtos da Ypê é resistente a antibióticos

maio 8, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.