
Grupo ‘Previsão Esportiva’ analisa os dados e é formado por pesquisadores, professores e alunos da UFSCar, USP, UFPR e UFBA, além da Universidad de Atacama e da empresa educacional FLAI. Seleção brasileira é favorita para trazer troféu pra casa
FIFA/Divulgação
Com a definição dos times classificados para as quartas de final da Copa do Mundo do Catar, o projeto Previsão Esportiva aponta Brasil x França como a final mais provável do campeonato, com 10,4% de chances.
A seleção brasileira continua favorita com maior probabilidade de trazer o hexacampeonato para casa (veja abaixo as possibilidades de finais e o ranking de favoritos).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No entanto, de acordo com os criadores do projeto, ainda existe grande incerteza sobre qual será a final, haja vista que existem 15 outras possibilidades de finais, que somam uma probabilidade de aproximadamente 90%.
De acordo com os pesquisadores, o ‘caminho previsto se o mais provável acontecer’ da única seleção pentacampeã do mundo é passar pela Croácia, enfrentar os vizinhos da Argentina e pegar os franceses na grande final.
A seleção enfrenta os croatas nesta sexta (9), às 12h (de Brasília), no estádio Education City.
Modelo desenvolvido pela equipe Previsão Esportiva para a Copa do Mundo 2022
Previsão Esportiva/Reprodução
Os pesquisadores também desenvolveram uma plataforma interativa que permite simular as chances de cada equipe por jogo e calculando as chances do jogo da seleção, a probabilidade é de 63,6% de vitória do Brasil.
Criado em 2006, o projeto analisa as probabilidades dos times nos mundiais. Integram o projeto 13 pessoas entre professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indútria (CeMEAI) da USP de São Carlos, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidad de Atacama, além da empresa FLAI Inteligência Artificial.
LEIA TAMBÉM: Plataforma interativa feita por estatísticos prevê resultados de todos os jogos
Outras finais prováveis
Mbappé jogador da seleção francesa
REUTERS/Lee Smith
Para fazer as análises, o grupo utiliza um programa de computador que usa uma formulação matemática e embasamento estatístico para calcular as probabilidades de uma seleção ganhar a partida.
As outras finais com chances de acontecer são:
Brasil x Inglaterra 10,2%
Brasil x Portugal 9,9%
Argentina x França 8,4%
Argentina x Inglaterra 8,3%
Argentina x Portugal 8,1%
França x Holanda 5,7%
Holanda x Inglaterra 5,6%
Holanda x Portugal 5,5%
Brasil x Marrocos 5%
Croácia x França 4,4%
Croácia x Inglaterra 4,4%
Croácia x Portugal 4,3%
Argentina x Marrocos 4,1%
Holanda x Marrocos 2,7%
Croácia x Marrocos 2,1%
Favoritos
Gol de Richarlison no primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo 2022
PEDRO VILELA/AGÊNCIA I7/ESTADÃO CONTEÚDO
Para as previsões da Copa do Mundo de 2022 foram feitas 1 milhão de simulações com os jogos do campeonato antes do início do torneio.
A cada fase terminada, os pesquisadores analisam novamente os dados. Do primeiro modelo gerado de ‘caminho mais provável’ do chaveamento até a fase em que estamos, os pesquisadores acertaram 6 dos 8 times que irão disputar as quartas de final.
Previsão Esportiva
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Fabio Rodrigues/G1
O projeto Previsão Esportiva teve início no Departamento de Estatística da UFSCar em 2006. Nas copas de 2006 e 2010, o modelo ‘acertou’ a ordem dos campeões. As previsões foram feitas antes do início das competições.
De 2006 para cá, o grupo já fez previsões para diversas competições de futebol como: Brasileirão séries A e B, Premier League, La Liga, Italiano Série A e Bundesliga, além da Copa América 2019 e dos Jogos Olímpicos Tokyo em 2020 – Futebol feminino e masculino.
“Historicamente nós temos acertos em relação aos números gerais da Copa. A gente mede, por exemplo, quantos semifinalistas conseguimos prever. Nas últimas copas a gente conseguiu acertar, em média, 3 dos 4 semifinalistas que chegaram. Então é uma estatística que nós gostamos. No entanto é algo que também é complicado de se prever. Tem que ter pé no chão na hora de analisar esses números”, finalizou.
VÍDEOS: Reveja as reportagens dos telejornais da EPTV
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara.
Trending
- Justiça manda prender militares condenados por fraudes em licitações
- Sob o comando de Gabi Zanotti, Corinthians goleia América-MG
- Lateral Kaiki é convocado para amistosos da seleção brasileira
- Em diálogo com a comunidade, Prefeitura apresenta projetos de infraestrutura, saúde e esporte para Monte Gordo
- Digitalização do Sistema Tributário Municipal alia eficiência e preservação ambiental
- Seduc apresenta balanço do 3º quadrimestre de 2025 e destaca investimentos na rede municipal de ensino
- Mais de 60 mil cidadãos já se beneficiaram com o Governo do Brasil na Rua
- Lula anuncia medidas de reforma agrária, regularização fundiária e apoio à agricultura familiar

