Saída apontada por Ciro Nogueira seria usar decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que libera crédito extraordinário ao governo para cobrir o pagamento de benefícios e outros gastos. Presidente e vice da Andifes com o ministro Ciro Nogueira (ao centro)
Divulgação
A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirma que o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, sinalizou com a possibilidade de encontrar uma saída para atenuar a crise do orçamento das universidades federais.
O presidente da Andifes, reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), e o vice-presidente, reitor Evandro Soares (UFMT), estiveram com o ministro para discutir o bloqueio de verbas que trava o funcionamento de universidades e institutos federais neste fim de governo Bolsonaro.
Entenda por que está faltando dinheiro no final do governo Bolsonaro
Capes diz não ter como pagar mais de 200 mil bolsas de mestrado e doutorado
MEC diz que não conseguirá pagar os 14 mil residentes médicos em dezembro
“Ciro Nogueira destacou que surgiu “uma luz no fim do túnel”, com a possibilidade de obtenção de recursos após uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) na tarde desta quarta-feira (7), autorizando a abertura de crédito extraordinário ao governo para cobrir o pagamento do Benefício de Prestação Continuada, do seguro-desemprego e de despesas judiciais, entre outros gastos”, informou a Andifes em nota.
TCU permite que governo abra crédito extraordinário quando houver risco de interrupção do pagamento de despesas previdenciárias
Ainda de acordo com relato do presidente da Andifes, o ministro disse que ainda não há definição de quanto de crédito extraordinário será aberto e quais pagamentos serão realizados com este crédito, mas que está sensível à situação das universidades.
“Foi mencionada pelo ministro Ciro Nogueira também a possibilidade de recursos para as universidades, ainda este ano, dentro do orçamento da chamada PEC da Transição”, afirmou Ricardo Marcelo.
MEC diz que não vai conseguir pagar 14 mil médicos e bolsistas após bloqueios
Trending
- Eleições de 2026 registram recorde de candidaturas indígenas
- Nestlé anuncia demissão de 16 mil funcionários e vai encerrar produção em fábricas
- Governo fará esforço por fim da taxa das blusinhas, diz Durigan
- II Semana da Juventude é aberta com homenagem a jovens que se destacam em Camaçari
- Defesa Civil e Sesau oferecem treinamento de primeiros socorros e atendimento pré-hospitalar
- Jogos Escolares 2026 são abertos celebrando esporte, educação e inclusão em Camaçari
- População pode participar da elaboração da LOA 2027 através da consulta pública eletrônica
- Policlínica de Camaçari aumenta oferta de exames e passa a fazer ressonância magnética
