
O porta-voz do grupo jihadista anunciou que um sucessor já foi nomeado. Dois outros líderes morreram em fevereiro e julho deste ano. Milícias sírias apoiadas pelos EUA procuram membros do Estado Islâmico em Al Hasakah, na Síria, em 28 de janeiro de 2022
Baderkhan Ahma/AP
O grupo terrorista Estado Islâmico, derrotado no Iraque e na Síria, anunciou nesta quarta-feira (30) a morte de seu líder, o iraquiano Abu Hassan al-Hashimi al-Qurashi, explicando que ele foi morto “enquanto lutava contra os inimigos de Deus”.
Em uma mensagem de áudio, o porta-voz do grupo jihadista anunciou que um novo “califa dos muçulmanos”, Abu al-Hussein al-Husseini al-Qurashi, havia sido nomeado.
O nome Al-Qurashi refere-se à tribo do profeta Maomé, de quem o autoproclamado “califa” deve ser descendente.
A mensagem de áudio não especificou a causa de morte do líder ou se ela teria sido causada por algum ataque contra o Estado Islâmico.
Em fevereiro, o então número 1 do grupo jihadista, Abu Ibrahim al-Hashimi al-Qurayshi, foi morto durante em um ataque dos Estados Unidos na Síria. Em julho, outro líder, Maher al-Agal, foi morto por um ataque aéreo dos EUA.
No auge do poder, o Estado Islâmico chegou a controlar um território de mais de 40.000 quilômetros quadrados na Síria e no Iraque, composto por vilarejos e pequenas cidades e com uma população total de 8 milhões de pessoas, segundo um levantamento da agência de notícias Associated Press.
No entanto, diante da perda de território, o grupo começou a reorganizar sua estrutura interna, na tentativa de se fortalecer, e começou a ressurgir na Síria no início do ano. Com a nova tática, os Estados Unidos passaram a investir em ataques específicos contra as lideranças do grupo.
Trending
- MPE pede ao TRE-BA indeferimento da candidatura de Binho Galinha a reeleição
- Vacina contra a dengue está disponível na rede pública de Camaçari para jovens de 10 a 14 anos
- Em primeiro mês de funcionamento, nova Policlínica de Camaçari realiza mais de 8 mil atendimentos
- Camaçari avança no Ideb e reforça compromisso com a aprendizagem na rede municipal de ensino
- Obras de macrodrenagem avançam no Rio Camaçari e no Riacho da Lama Preta
- Lei garante frete mínimo no transporte de cargas; saiba o que muda
- Camaçari certifica mais de 250 educandos pelo Programa Brasil Alfabetizado
- Com foco na saúde mental, Prefeitura lança núcleo inédito de apoio aos profissionais da educação
