• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos

agosto 14, 2026

Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

agosto 14, 2026

Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber

agosto 14, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos
  • Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%
  • Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber
  • Prefeitura empossa 54 novos servidores da educação
  • “A Carne Só Cai no Prato do Vegano” retorna a Camaçari em setembro
  • Prefeitura promove diálogo técnico para ampliar segurança e organização das corridas de rua em Camaçari
  • Dedicação e trabalho coletivo impulsionam resultados de escolas de Camaçari no Ideb
  • Instituto ProPulmão, na Bahia, aposta em rastreamento precoce no Agosto Branco 
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Economia»Novo presidente do BID diz que banco tem pautas em comum com o futuro governo Lula
Economia

Novo presidente do BID diz que banco tem pautas em comum com o futuro governo Lula

uesleiiclone8By uesleiiclone8novembro 21, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
novo-presidente-do-bid-diz-que-banco-tem-pautas-em-comum-com-o-futuro-governo-lula
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Dias antes da eleição, Guido Mantega havia solicitado o adiamento da eleição. Goldfajn afirmou que não ‘houve objeção’ ao seu nome no Brasil e que quer ‘olhar para frente’. Eleito no último domingo (20) presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn afirmou nesta segunda-feira (21) que a instituição tem pautas em comum com o futuro governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Temos pautas ambientais, pautas sobre a pobreza, desigualdade, pautas ligadas à infraestrutura. Claramente, algumas dessas pautas – senão a maioria – são aliadas com as políticas e às pautas do governo eleito”, disse.
De acordo com Ilan, a nova gestão do BID deverá manter a tradição de se relacionar de forma harmônica com os países do continente.
“[O BID] tem uma relação harmônica com todos os países da América Latina, do Caribe, da América do Sul, da América Central, da América do Norte. É uma relação harmônica. Acredito que isso vai ocorrer também – já está ocorrendo – com o governo eleito”, disse, em entrevista à GloboNews.
O novo presidente do banco multilateral disse que entre os projetos para a América Latina estão:
financiamento de redes de proteção social;
investimento em produção de alimentos;
investimento em infraestrutura para levar comida à população mais vulnerável.
Ilan Goldfajn será o primeiro brasileiro a presidir o BID – a posse está marcada para o dia 19 de dezembro. O banco é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e do Caribe.
Ele foi eleito com 80,1% dos votos, para presidir a instituição por um período de cinco anos. Ilan foi indicado como candidato do Brasil pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Isso [a votação] dá um certo respaldo, não só o respaldo que vem do Brasil, mas também o respaldo que tá vindo de todo o continente. Isso vai me permitir trabalhar para tentar levantar o BID que saiu um pouco com algumas feridas desse último presidente”, afirmou Ilan.
Ilan Goldfajn: ‘Não sou uma pessoa partidária, sou alguém que atua de forma técnica’
Pedido para adiar eleição
O ex-ministro Guido Mantega, que chegou a integrar a equipe de transição do governo eleito, afirmou há 10 dias ter entrado em contato com autoridades econômicas de países das Américas para pedir o adiamento da eleição do presidente do BID.
De acordo com Mantega – que foi ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff –, a intenção foi contestar a indicação de Goldfajn. Mantega argumentou que o nome de Ilan não era de consenso entre os países do BID e que, por consequência, não seria vitorioso. O BID não acatou o pedido de Mantega.

Após ganhar a votação no banco, Ilan defendeu que o momento é de “olhar para frente”.
“Todo mundo que eu falei no Brasil, das diferentes matizes, diferentes partidos, todo mundo me deu apoio. E eu sei que não há objeção ao meu nome, não houve objeção ao meu nome por ninguém no Brasil”, disse.
“Gostaria de olhar para frente porque eu vejo, agora, que a eleição saiu bem, que há apoio. Eu tô vendo já manifestações de todos os lados, inclusive do governo eleito. […] Acho que a gente tem que olhar para frente. Isso que é importante nesse momento. Acho que agora é o momento de a gente estar, de uma certa forma, ficar orgulhosos de ter um brasileiro finalmente [na presidência da instituição]”, acrescentou Ilan.
*Sob a supervisão de Letícia Carvalho

Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleConfira os 8 primeiros jogos do Cruzeiro no Campeonato Mineiro 2022
Next Article Veto a cerveja em estádios de SP segue em debate após 26 anos; FPF apoia liberação, mas Tarcísio diz não haver planos de mudança
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

agosto 14, 2026

MCMV: Sehab inicia nova etapa de verificação documental de pré-selecionados para os Residenciais Montenegro I e II

agosto 13, 2026

INPC registra deflação em julho e acumula alta de 4,10% em 12 meses

agosto 12, 2026

Controle do colesterol deve começar na infância, alerta cardiologista

agosto 11, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Câmara aprova regras para programas de fidelidade com milhas ou pontos

By Patriciaagosto 14, 20260

Foto: Ricardo Morgan/Aeroin/Arquivo O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (13), projeto de…

Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

agosto 14, 2026

Abertura dos Jogos Escolares 2026 acontece no ginásio da Cidade do Saber

agosto 14, 2026

Prefeitura empossa 54 novos servidores da educação

agosto 14, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.