
Empresas americanas não podem mais fazer negócios ligados à mineração com a Nicarágua. Ariel Palacios: ‘Nicarágua entrou em turbilhão totalitário que se intensifica mais’
O governo dos Estados Unidos adotou novas medidas para tentar isolar a Nicarágua economicamente. O presidente Joe Biden assinou nesta segunda-feira (24) uma ordem executiva que proíbe empresas americanas de fazer negócios que envolvam ouro ou outros produtos minerais na Nicarágua.
O Departamento do Tesouro dos EUA impôs sanções ao chefe do órgão responsável pelas atividades ligadas à mineração da Nicarágua e um um dirigente do governo, disse o departamento.
Os poderes de sanções ampliados da ordem também podem ser usados para bloquear novos investimentos dos EUA em certos outros setores na Nicarágua, a importação de certos produtos nicaraguenses ou a exportação de certos itens para a Nicarágua, afirmou o departamento.
Homem passa por um outdoor de propaganda do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, no início da campanha para as eleições presidenciais, em Manágua, em setembro
Reuters/Maynor Valenzuela
“Os ataques contínuos do regime de Ortega-Murillo a atores democráticos e membros da sociedade civil e a detenção injusta de presos políticos demonstram que o regime sente que não está vinculado ao Estado de Direito”, disse o subsecretário do Tesouro para Terrorismo e Inteligência Financeira, Brian Nelson.
Ele afirmou que as ações dos EUA visam negar-lhes “os recursos de que precisam para continuar a minar as instituições democráticas na Nicarágua”.
Veja os vídeos mais assistidos do g1
Trending
- MEC lança diretrizes para ensino de arte na educação básica
- Provas do Encceja são realizadas neste domingo em todo o país
- Planalto volta a vencer Realidade Jovem e vai à final da A3
- Veja como foi o domingo (23) dos candidatos a presidente
- ONS suspende geração excedente de energia pela segunda vez no ano
- Parque Verde I ganhará novo mercado, praça e campo de futebol
- Alcolumbre envia PEC do fim da escala 6×1 para CCJ
- Sicredi cresce 59% em crédito para economia verde na Bahia em um ano
