• Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from FooBar about art, design and business.

What's Hot

Marinha lança fragata e Lula fala em fortalecer defesa do país

junho 27, 2026

Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira na Copa

junho 27, 2026

Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

junho 27, 2026
Facebook Twitter Instagram
Trending
  • Marinha lança fragata e Lula fala em fortalecer defesa do país
  • Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira na Copa
  • Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda
  • Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE
  • PF conclui que Flávio Bolsonaro cometeu calúnia contra Lula nas redes
  • Corrida 2 de Julho: kit atleta será entregue na próxima terça-feira
  • Teresa Leitão é a nova líder do governo no Senado
  • CMN veta taxa de cadastro em crédito para motoristas de app
Facebook Twitter Instagram
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
  • Camaçari
  • Bahia
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Esporte
  • Entretenimento
Comando Geral Da Noticia
Banner Publicitário
Home»Camaçari»Seminário prepara Camaçari para mudanças climáticas
Camaçari

Seminário prepara Camaçari para mudanças climáticas

uesleiiclone8By uesleiiclone8outubro 18, 2022Nenhum comentário3 Mins Read
Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte Email
seminario-prepara-camacari-para-mudancas-climaticas
Share
Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Camaçari sediou na manhã desta terça-feira (18/10), através da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), um debate on-line do projeto Bahia no Clima, desta vez com base na temática: Preparando Camaçari para as mudanças climáticas. A ação é coordenada pela Diretoria Ambiental (Diram) da pasta.

A iniciativa consiste em formações e ações em mudanças climáticas, voltado para os municípios baianos, que traz para a população e organizações locais, o entendimento científico das alterações no clima e a necessidade de organização social para enfrentar problemas desta ordem de complexidade e desafios inéditos em toda a história da humanidade.

Na abertura do encontro, a titular da pasta, Andréa Montenegro, falou da satisfação em ter o município entre as dez cidades baianas que integram essa edição. “Quero iniciar esse momento agradecendo ao Bahia no Clima: Preparando os Municípios, que selecionou 10 cidades baianas, entre elas, a minha cidade que tanto amo, Camaçari. Em nome do nosso prefeito, Elinaldo Araújo, desejo que essa manhã, nesta imersão, soluções sejam apontadas para superar os desafios e se tornem nosso maior objetivo”, concluiu.

Logo em seguida, o coordenador de Planejamento e Projetos da pasta, Fábio Moura, contextualizou o município para dezenas de pessoas presentes no seminário. “Camaçari atualmente tem 86 bairros urbanos, mais duas áreas especiais. Vou trazer aqui uma contextualização municipal básica, como a localização, projetos populacionais, apresentar as áreas urbanas, rurais e zona industrial. Trago ainda, alguns dados demográficos dos anos de 1991 / 2000 / 2010”, explicou.

De acordo com a equipe técnica coordenadora do Bahia no Clima, o Nordeste é a região do Brasil mais vulnerável às mudanças climáticas. As cidades brasileiras não estão adaptadas para o clima atual. De acordo com estudos realizados no ano de 2019, Camaçari ocupa a 16ª posição na emissão de gás de efeito estufa. São mais de 600 toneladas, sendo duas toneladas por habitantes.

Ao longo do debate, foram passadas as recomendações gerais para a preparação das mudanças climáticas no município, entre elas: a implantação de medidas institucionais de conservação das áreas verdes; atrair pesquisa científica; lançar meta de restauração florestal; atrair pesquisa científica para monitorar a tríade água, energia e alimentos; estimular técnicas construtivas na cidade e no campo aproveitando a energia solar, chuva e que favoreçam o conforto térmico; além de elaborar um plano de comunicação para aumentar o senso de urgência na sociedade.

Para finalizar, os presentes fizeram suas considerações sobre os dados apresentados. Gilberto Campos, coordenador de Planejamento Ambiental da Sedur, agradeceu as intervenções. “Eu gostaria de agradecer a toda equipe do programa. Com toda certeza, nós vamos tomar as medidas cabíveis a partir dos dados e recomendações que foram passadas neste encontro. Nos colocamos sempre à disposição para debates dessa natureza, que fortalecem e preparam nosso município”, concluiu.

O debate na íntegra já está disponível no perfil da pasta no Instagram (@sedurcamacari) e, em breve, estará disponível também no canal da Sedur no YouTube.

Andréa Fábio Moura
Fábio Moura
Gilberto Campos
Foto: Matheus Carvalho
Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr WhatsApp Email
Previous ArticleFederação Mineira muda final do Mineiro Amador para o Campo da Barrinha
Next Article Ponto facultativo pelo Dia do Servidor Público é transferido para 14/11
uesleiiclone8
  • Website

Related Posts

Corrida 2 de Julho: kit atleta será entregue na próxima terça-feira

junho 27, 2026

Camaçari recebe carreta do SAC Móvel a partir sexta-feira

junho 26, 2026

Camaforró 2026 encerra programação com grandes atrações e consolida edição histórica da festa

junho 25, 2026

Segurança integrada garante tranquilidade durante o Camaforró 2026

junho 24, 2026

Leave A Reply Cancel Reply

Demo
Our Picks
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Instagram
  • YouTube
  • Vimeo
Don't Miss
Política

Marinha lança fragata e Lula fala em fortalecer defesa do país

By Patriciajunho 27, 20260

Foto: Ricardo Stuckert / PR/Agência Brasil A Marinha lançou, nesta sexta-feira (26), em Itajaí (SC)…

Confira os resultados dos jogos desta sexta-feira na Copa

junho 27, 2026

Enare: inscrições para residência de acesso direto terminam segunda

junho 27, 2026

Painel ajuda empresas a identificar oportunidades de negócios com a UE

junho 27, 2026

Subscribe to Updates

Get the latest creative news from SmartMag about art & design.

Comando Geral Da Noticia
Facebook Twitter Instagram Pinterest
  • Início
  • Economia
  • Brasil
  • Entretenimento
© 2026 Comando Geral. Designed by Ueslei Senna.

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.